3riosresinas

RESINA PET RAMAPET MAX



Máxima proteção, mesmo desempenho.

RAMAPET MAX é adequada para aplicações em embalagens de bebidas carbonatadas. É um polímero de alto peso molecular com viscosidade intrínseca de 0.84 dl/g. Foi desenvolvida com a capacidade de absorver energia das lâmpadas de luz infravermelho, utilizadas na maioria das máquinas de sopro de alta velocidade. Esta absorção de energia resulta em um melhor controle de temperatura durante o processo, e consequentemente, na melhoria da distribuição de material e das propriedades das garrafas. Esta melhoria pode também levar a um melhor rendimento do equipamento ou a redução do consumo de energia. É uma resina de última geração, pertencendo a uma categoria de resinas de fácil aquecimento, desenvolvida para produzir embalagens com propriedades únicas, tais como: excelente grau de transparência e brilho, alta resistência e dureza e boas propriedades de barreira.

Aspectos importantes de uso no processamento

Secagem: Poliésteres termoplásticos como a resina poliéster RAMAPET MAX podem sofrer hidrolise se a umidade não for eliminada antes do processo de injeção, levando a uma redução do peso molecular e a perda das propriedades mecânicas da garrafa, afetando o desempenho no teste de carga vertical (top load) e a resistência ao impacto. Recomenda-se que o teor de umidade da resina seja reduzido a um valor inferior a 0.003% (30ppm), antes do processo de fusão. A secagem é mais eficaz se utilizado secador com dessecantes, normalmente com peneiras moleculares, onde o ar utilizado para a secagem da resina e previamente desumidificado.
O ponto de orvalho (dew point) do ar seco deverá ser mantido, no máximo a -29°C (máx.-20°F ). As condições típicas de secagem são: temperatura de 175°C ( 350°F ), tempo de residência no secador de 4 a 6 horas e uma vazão mínima de ar de 1.0 ft3/minuto por Iibra de polímero consumido por hora.

Moldagem por injeção, esfriamento e sopro: Temperaturas de injeção devem ser as mais baixas possíveis para produzir preformas com boa transparência. Deve-se ter atenção com valores acima dos Iimites, para evitar cisalhamento excessivo durante a injeção. Temperaturas típicas de processamento são geralmente 10°C a 30°C mais altas que o ponto de fusão informado na folha de dados, na dependência, em grande parte, de condições de injeção, como tempo de residência e cisalhamento. No processo de estiramento e sopro, as preformas devem ser aquecidas a níveis mínimos, suficientes para produzir embalagens de qualidade, com boa transparência e orientadas biaxialmente. Temperaturas típicas da superfície da preforma ficam geralmente entre 90°C e 105°C, e dependem em grande parte da programação e eficiência do equipamento.

Aspectos de segurança: Recomendamos a leitura da Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico deste produto. Poderá ser obtida através do Departamento Comercial ou Assistência Técnica da INDORAMA.

Manuseio: A resina poliéster RAMAPET MAX não apresenta perigos de intoxicação por contato com a pele ou inalação, sob condições normais. Protetor facial, roupa de proteção e luvas devem ser utilizados no manuseio do material fundido.

Estocagem: A resina poliéster RAMAPET MAX pode ser estocada em silos ou big-bags (Embalagens de 1000 a 1250 kg). No caso de Big-bags deve-se estocar longe de qualquer Fonte de calor e umidade; cobrir com cobertura opaca quando estocar ao ar livre por períodos prolongados, para evitar a ação dos raios UV. O empilhamento máximo recomendado é de 2 unidades.

Precauções com fogo: Como a maioria dos polímeros orgânicos, o polímero PET pode queimar. Apesar de ser difícil de incendiar, 0 PET e definido como combustível, mas não e considerado “altamente inflamável”. Precauções devem ser tomadas a fim de evitar a presença de Fontes de ignição em galpões e áreas de estocagem. Se grandes quantidades forem estocadas, a limpeza deve ser reforçada, incluindo ausência de poeira, acessos desobstruídos, sistemas de detectores de fumaça, etc.