RESINA PET RAMAPET TURBO

Leveza, resistência, brilho e transparência.

RAMAPET TURBO é indicada para produção de embalagens para água mineral. Foi desenvolvida para promover embalagens com excelentes propriedades, entre elas transparência e brilho. Projetada com catalizadores e estabilizadores especiais, que permitem manter as propriedades da resina durante o processo de sopro. Esta estabilidade especial permite a utilização das especificações necessárias de secagem sem afetar a cor ou peso molecular do produto. RAMAPET TURBO também pode ser processada a temperaturas mais baixas, comparada a outros tipos de resinas PET grau garrafa.

Aspectos importantes de uso no processamento

Secagem: Poliésteres termoplásticos como a resina poliéster RAMAPET TURBO podem sofrer hidrolise se a umidade não for eliminada antes do processo de injeção, levando a uma redução do peso molecular e a perda das propriedades mecânicas da garrafa, afetando o desempenho no teste de carga vertical (top load) e a resistência ao impacto. Recomenda-se que o teor de umidade da resina seja reduzido a um valor inferior a 0.003% (30ppm), antes do processo de fusão. A secagem é mais eficaz se utilizado secador com dessecantes, normalmente com peneiras moleculares, onde o ar utilizado para a secagem da resina e previamente desumidificado.
O ponto de orvalho (dew point) do ar seco deverá ser mantido, no máximo a -29°C (máx.-20°F ). As condições típicas de secagem são: temperatura de 175°C ( 350°F ), tempo de residência no secador de 4 a 6 horas e uma vazão mínima de ar de 1.0 ft3/minuto por Iibra de polímero consumido por hora.

Moldagem por injeção, esfriamento e sopro: As temperaturas moldagem por injeção devem ser as mais baixas possíveis para produzir preformas com boa transparência. Deve-se ter atenção com os Iimites de temperatura e cuidado para evitar cisalhamento excessivo durante a injeção. Temperaturas típicas de processamento são geralmente 10°C a 30°C mais altas que o ponto de fusão informado na folha de dados, na dependência, em grande parte, de condições de injeção, como tempo de residência e cisalhamento. No processo de estiramento e sopro, as preformas devem ser aquecidas a níveis mínimos para produzir embalagens de qualidade, transparentes e orientadas biaxialmente. As temperaturas típicas da superfície da preforma ficam geralmente entre 90°C e 105°C, e dependem, em grande parte, da programação e eficiência do equipamento. .

Aspectos de segurança: Recomendamos a leitura da Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico deste produto. Poderá ser obtida através do Departamento Comercial ou Assistência Técnica da INDORAMA.

Manuseio: A resina poliéster RAMAPET TURBO não apresenta perigos de intoxicação por contato com a pele ou inalação em condições normais. Protetor facial, roupa de proteção e luvas devem ser utilizados no manuseio do material fundido.

Estocagem: A resina poliéster RAMAPET TURBO pode ser estocada em silos ou big-bags (embalagens de 1000 a 1250 kg Os Big-bags devem ser armazenados em áreas internas, fora do alcance de chuvas. Não estocar diretamente no solo para evitar umidade e longe de qualquer fonte de calor e umidade incluindo produtos com potencial para contaminação tais como produtos químicos ou produtos que produzem vapor ou odor forte. O empilhamento máximo recomendado é de 2 unidades.

Precauções com fogo Como a maioria dos polímeros orgânicos, o polímero PET pode queimar. Apesar de ser difícil combustão, os polímeros PET são definidos como combustíveis, mas não são considerados altamente inflamáveis. Precauções devem ser tomadas para de evitar a presença de fontes de ignição em áreas de armazenamento. Se grandes quantidades forem estocadas, a limpeza deve ser reforçada, incluindo remoção de poeira, acessos desobstruídos e com sistemas de detectores de fumaça nas áreas de armazenamento, etc.